• Av. Primeiro de Maio, 62 – Centro - Brusque - SC
  • (47) 3351-3636 | (47) 3355-1717

Cirurgias

Rinosseptoplastia

VER TODAS AS CIRURGIAS

A cirurgia tem por objetivo fazer a correção do septo nasal e melhorar as características estéticas do nariz, corrigindo deformidades e reduzindo ou aumentado seu volume. A rinosseptoplastia tem duas finalidades: funcionalidade e /ou estética. No mesmo procedimento é possível corrigir as dificuldades de respiração e melhorar o aspecto estético, harmonizando a face.
 

Recomendações Pré-operatórias:

 

Recomendações Pós-operatórias:

 


 

 

 



PERGUNTAS FREQUENTES:

 

 

 

 

 

A Cirurgia Nasal Pode Fazer um Nariz Perfeito?

O objetivo da rinosseptoplastia é ajustar a forma nasal, harmonizando a face como um todo, restaurando sua função. Estando o nariz em posição central na face, mesmo uma pequena modificação pode trazer grandes alterações estéticas. Entretanto, a rinosseptoplastia nunca poderá proporcionar um nariz “perfeito” ou imitar um nariz de outra pessoa. Antes da cirurgia é fundamental que o paciente tenha completa compreensão das possibilidades, limites e riscos do procedimento.
Tipo de pele, tipo étnico, idade, dentre outros fatores devem ser levados em conta antes de se propor uma cirurgia. Além disto, o fenômeno conhecido como cicatrização, que ocorre após qualquer cirurgia ou ferimento, acontece no nariz de forma complexa e duradoura fazendo que o nariz continue a mudar sutilmente sua forma com o passar dos meses ou anos.

 

Existem Limites de Idade Para a Cirurgia Nasal?

Na maioria das vezes, exceto em casos de grande dificuldade respiratória, crianças e adolescentes não devem ser submetidos a rinosseptoplastia antes dos 15 ou 16 anos de idade, quando o nariz atinge seu crescimento total. Entretanto, em raros casos de dificuldade respiratória extrema na criança, podemos efetuar técnicas mais conservadoras para alívio dos sintomas.
Não há limite de idade para cirurgia nasal. Nos pacientes mais velhos, porém, são mais comuns a coexistência de patologias crônicas que tornam o ato cirúrgico mais arriscado. Cada paciente deve ser avaliado individualmente levando-se em conta, sempre, a relação custo/benefício em cada caso.

 

Como é a Cirurgia?

A cirurgia nasal poderá ser realizada sob anestesia geral ou local sob sedação, dependendo da complexidade do caso e da predisposição do paciente.
Para remodelar o nariz, a pele é levantada, o que permite ao cirurgião manusear os ossos e cartilagens mal-posicionados, corrigindo-os. Isto feito, a pele é reposicionada e fixada sob o novo leito com Micropore (esparadrapo especial) que será removido após o sétimo dia de cirurgia. Alguns pontos que serão dados no interior do nariz no final do procedimento, atravessando o septo lado a lado, fixarão as estruturas septais no lugar, evitando hematomas e permitindo não se usar o tampão nasal nem o “splint”, tão desconfortáveis para o paciente.

 

Quanto tempo demora o ato cirúrgico?

Entre 1 e duas horas. Em alguns casos este tempo é ultrapassado, desde que as circunstâncias assim o exijam. Entretanto, o tempo de ato cirúrgico não deve ser confundido com o tempo de permanência do paciente no ambiente de Centro Cirúrgico, pois, esta permanência envolve também o período de preparação anestésica e recuperação pós-operatória. Seu médico poderá lhe informar quanto ao tempo total.

 

Há dor no pós-operatório?

Raramente. A Rinoplastia apresenta pós-operatório bastante confortável. Quando ocorrer uma eventual dor, esta é facilmente combatida com analgésicos, que lhe serão receitados como preventivos.

 

Há perigo nesta operação?

Raramente uma cirurgia de rinoplastia determina sérias complicações. Isto se deve ao fato de se preparar convenientemente cada paciente para o ato operatório, além de ponderarmos sobre a conveniência de associação desta cirurgia simultaneamente a outras. O perigo não é maior ou menor que uma viagem de avião ou automóvel, ou mesmo um simples atravessar de via publica.

 

Qual a evolução pós-operatória?

Você não deve se esquecer de que, até que se atinja o resultado almejado, diversas fases evolutivas são características deste tipo de cirurgia. Assim é que edemas (inchaço), manchas de infiltrado sanguíneo, dificuldade respiratória nos primeiros dias, são comuns a todos pacientes; evidentemente, alguns apresentam estes fenômenos com menor intensidade que outros. Esperamos que você esteja neste grupo. Caso não esteja, não se preocupe. Dê tempo, que seu organismo se encarregará de dissipar todos os pequenos transtornos que, infalivelmente, chamarão a atenção e alguma pessoa que não lhe poupará a pergunta: “ algo de errado não estará acontecendo??”. É evidente que toda e qualquer preocupação de sua parte deverá ser transmitida ao seu cirurgião plástico, e somente a ele, que tem condições de lhe esclarecer e tranquilizá-lo(a). Em tempo: geralmente existe um período de euforia, logo que se retira o gesso ou o imobilizador (7º dia). Em raros casos, uma discreta ansiedade advém, em decorrência do aspecto transitório do edema e das manchas sanguíneas. Isto é passageiro e geralmente reflete o desejo de se atingir o resultado final o quanto antes. Tenha paciência. Lembre-se que nenhum resultado de cirurgia estética do nariz deverá ser avaliado antes do 6º mês pós-operatório.

cloud_download
Termo de Consentimento Informado Rinosseptoplastia
arrow_back
VOLTAR PARA LISTA DE CIRURGIAS

Agende sua consulta

Tem dúvidas sobre a cirgurgia ou procedimento que deseja realizar? Entre em contato conosco e agende agora mesmo o seu atendimento.

Este site utiliza cookies para aprimorar a sua experiência. Ao continuar navegando, você concorda com a utilização de cookies.