O processo de cicatrização de uma cirurgia plástica influencia diretamente no resultado do procedimento, e por isso os cuidados tomados durante esse período fazem toda diferença no aspecto da cicatriz após a recuperação.
Apesar de tornar-se menos visível com o passar do tempo, a cicatriz é uma marca definitiva e é preciso tomar precauções para que ela não se torne um problema na vida do paciente.
Cada cirurgia produz um tipo de incisão que exige determinada atenção, porém, alguns cuidados convergem na maioria dos pós-operatórios.
Respeite o processo e não tenha pressa
Durante a cirurgia plástica, o profissional irá realizar incisões em várias camadas do tecido, tornando o processo de cicatrização mais complexo do que um corte superficial.
Dependendo da complexidade da cirurgia e tamanho do corte, poderá exigir mais ou menos cuidados com a cicatriz.
É importante salientar que mesmo em procedimentos mais simples, é preciso seguir algumas recomendações para que não haja complicação relacionada ao processo de cicatrização.
Antes mesmo da realização da sua cirurgia, seu médico irá passar orientações durante a consulta quanto ao preparo do seu corpo para uma cicatriz com boa evolução.
O consumo de tabaco e ingestão exagerada de álcool, podem prejudicar a cicatrização já que são drogas que atrapalham a circulação sanguínea e hidratação.
Também é fundamental realizar uma investigação quanto aos fatores de risco, analisando se algum deles poderá impactar negativamente durante esse processo.
Tão importante quanto o pré-operatório, são os cuidados após o procedimento. E é aí que o seu cirurgião vai precisar contar com a sua cooperação para que o resultado da cicatriz esteja alinhado às expectativas.
Nesse momento, é importante se atentar às recomendações do seu cirurgião para não esquecer e acabar comprometendo sua cicatrização.
Principalmente no primeiro mês de cirurgia, é preciso estar atenta à incidência de luz do sol no local da incisão, pois pode acarretar em complicações que vão desde manchas na região até abertura dos pontos.
Manter a hidratação consumindo no mínimo 2 litros de água por dia é fundamental para evitar o ressecamento da região que pode ocasionar danos a cicatriz.
Paralelo à ingestão de água, aposte em hidratantes potentes para auxiliar na regeneração e hidratação dessa região.
Negligenciar seu período de repouso fazendo esforço, pode causar diversos problemas para a cicatrização, incluindo a ruptura dos pontos.
Independente de se sentir bem após a cirurgia, é necessário seguir as recomendações médicas evitando movimentos bruscos e garantindo que sua saúde não será comprometida.
Dê preferência a alimentos saudáveis e evite os ricos em gordura e açúcar, pois este último, pode, inclusive, influenciar na circulação sanguínea.
Opte por carnes e queijos mais magros e abuse das frutas e vegetais, principalmente das que possuem ação anti-inflamatória e auxiliam na formação de colágeno.
Além de todos os pontos que já citamos anteriormente, outros cuidados também devem ser levados em consideração para uma melhor cicatrização.
Caso não seja possível evitar o contato com a luz solar, a utilização do protetor solar é indispensável. E não esqueça de reaplicá-lo durante o dia.
É comum sentir coceira na região durante o processo, porém recomendamos que você evita coçá-la para não causar lesões.
Como sempre ressaltamos, caso você tenha alguma dúvida em relação ao seu processo de cicatrização e cuidados com a região, é de suma importância que sua primeira ação seja entrar em contato com seu cirurgião plástico para receber as orientações adequadas.
Gostou desse conteúdo? Então acompanhe nosso blog e entenda um pouco mais sobre o universo da cirurgia plástica.
Se você deseja agendar uma consulta, clique aqui e converse com nossa equipe.
No mundo da cirurgia plástica, o inverno pode ser considerado um aliado e...
A maternidade é um dos mo...
Líder no rankin...