O aspecto das orelhas está entre as características físicas que mais causam incomodo nos pacientes e por isso a cirurgia gera um grande impacto na parte física e principalmente na emocional de quem opta pela otoplastia.
Seja por seu formato ou tamanho, a cirurgia está muito relacionada a autoestima e é uma grande aliada de homens e mulheres que desejam fazer as pazes com o espelho.
Pensando nisso, reunimos neste artigo as informações necessárias para que você tenha certeza que tomou a melhor decisão ao optar pela cirurgia.
Além de corrigir o tamanho ou formato, a cirurgia de otoplastia também é indicada para correção de outras deformidades congênitas ou decorrentes de acidentes e para amenizar queloides.
O procedimento é realizado por meio de uma pequena incisão na parte posterior da orelha e por ser relativamente simples, na maioria dos casos ele pode ser feito apenas com sedação e anestesia local.
Já nos casos onde a cirurgia é feita em crianças, o indicado é optar pela anestesia geral para dar mais segurança ao paciente.
Embora muitas pessoas decidam realizar a otoplastia na fase adulta, o ideal é que essa correção seja feita ainda na infância.
Isso porque durante a fase escolar, que se inicia a partir dos 6 anos de idade, essa característica costuma causar situações de estresse para a criança que ainda não possui ferramentas para lidar com o bullying dos colegas.
Por mais que esse procedimento seja estético, o tamanho ou formato das orelhas pode abalar a autoestima dos pequenos, prejudicando a socialização e até o rendimento escolar.
Nesta idade as orelhas param de crescer e já é possível optar pelo procedimento se for do desejo dos pais e principalmente da criança que deve expressar essa vontade para prosseguirmos com a cirurgia.
Leia também: 7 coisas que você precisa esclarecer com seu cirurgião plástico durante a primeira consulta.
Toda cirurgia, seja ela simples ou mais complexa, requer planejamento e isso também inclui a recuperação, afinal esse período interfere diretamente no resultado final.
Se for possível, sempre recomendamos que os pacientes tirem alguns dias de férias durante o de pós-operatório e estejam atentos ao cuidado com os curativos, que num primeiro momento será uma espécie de envoltório e posteriormente uma faixa protetora.
Outro cuidado indispensável é evitar a exposição solar, pois esta pode causar um aumento do sangramento na região.
Em geral, os pontos são retirados em 10 dias após o procedimento, mas antes disso, dependendo do quadro clínico, o paciente já poderá retornar de forma gradual às suas atividades diárias.
No caso das crianças, os pais precisam estar atentos e explicar de forma clara e respeitosa como será o processo de recuperação auxiliando a passar por esse momento da melhor forma.
Nesse momento, os pequenos precisam se sentir seguros e confortáveis para atravessarem esta etapa da forma tranquila com o mínimo de desconforto.
Em poucas semanas após a cirurgia, já é possível perceber resultados muito satisfatórios com cicatrizes discretas que ficam localizadas na parte posterior das orelhas.
Algo a se ressaltar, é que o corpo humano não é totalmente simétrico, desta forma, mesmo com a cirurgia de correção, é normal ocorrer uma leve assimetria.
O resultado proporcionado pela cirurgia será definitivo e costuma trazer uma grande transformação à autoestima e qualidade de vida dos pacientes.
Se você gostou deste artigo e tem interesse em saber mais informações sobre a otoplastia ou outras cirurgias realizadas em nosso espaço, entre em contato conosco clicando aqui.
No mundo da cirurgia plástica, o inverno pode ser considerado um aliado e...
A maternidade é um dos mo...
Líder no rankin...